Odonto Top 728X90

Fiscalizações no Rio Uruguai pelos guardas do Parque Estadual do Turvo ocorrem rotineiramente

O Salto do Yucumã é considerado a mais extensa queda longitudinal do mundo, com 1800 metros

Por Redação Onda Positiva em 08/09/2022 às 10:33:12

FOTO: INTERNET / DIVULGAÇÃO

Muitos ambientalistas consideram o PE do Turvo como a área mais rica em biodiversidade do Rio Grande do Sul, especialmente em relação à fauna de peixes, aves e mamíferos. Assegurar a permanência de certas espécies no parque é também garantir que não se extinguam no estado, já que diversos animais têm no turvo a sua última morada.

Neste feriado de 7 de setembro, a fiscalização aconteceu nas águas do Rio Uruguai para coibir a pesca irregular. Os guardas alertam da importância de respeitar os locais proibidos, bem como lembram da proibição da pesca do dourado no Estado do Rio Grande do Sul, já que o Rio Uruguai faz divisa com Santa Catarina e o País vizinho, Argentina.

Destacar também que inicia no mês de outubro até 31 de janeiro o período da piracema, período esse em que os peixes sobem os rios para reprodução, onde a pesca tem maiores restrições. Visite o Parque Estadual do Turvo, no Município de Derrubas RS, e conheça o Salto do Yucumã.

Através de uma estrada de 15 km, que atravessa as matas exuberantes do parque, chega-se até a área de lazer do Salto do Yucumã. Com cerca de 500 m, a trilha que leva até o Salto é feita a pé.

O Salto do Yucumã é considerado a mais extensa queda longitudinal do mundo, com 1800 metros. A altura das quedas varia conforme o nível do rio Uruguai, podendo chegar até cerca de 20 metros e a profundidade média do canal é de aproximadamente 110 metros. Há épocas, no entanto, em que o rio fica totalmente encoberto, quando as quedas então não podem ser visualizadas, e os lajedos não ficam expostos para o visitante caminhar. O Salto abriga uma biodiversidade bem típica, com espécies ameaçadas de extinção, como a bromélia-do-rio.

Siga as redes sociais do parque no e fique por dentro de mais informações.

Comunicar erro
Lassberg

Comentários

Pneu A