Odonto Top 728X90

Previsão aponta risco de geada tardia no Sul do país em novembro

Massa de ar frio ganha força com resfriamento do Pacífico e deve manter temperaturas abaixo da média

Por Rádio Onda Positiva em 24/10/2022 às 14:36:10

Foto: Divulgação/Internet

Embora a primavera já tenha começado oficialmente há mais de um mês, as previsões climáticas para final de outubro e início de novembro indicam mais uma semana de tempo frio em todo o país, com risco de geada tardia na região Sul.

De acordo com boletim da Metsul, as temperaturas abaixo da média nesta primavera estão relacionadas ao resfriamento do oceano Pacífico, sobretudo na costa do Peru e do Equador. "Tal área do Pacífico tem grande correlação com a chuva no Sul do Brasil durante os meses do final da primavera e do verão com maior probabilidade de estiagem se estiver no território negativo. Se negativa, tende a favorecer mais incursões frias no Sul do país e tardias na primavera o que vem se verificando", explica a empresa de meteorologia.

Em São Paulo, apesar do início de semana com tempo firme, a frente fria deve trazer chuva já na quinta-feira (27/10). Segundo a Climatempo, a previsão é de rajadas de vento de mais de 60km/h, raios e até granizo, situação que se deve repetir no decorrer da sexta-feira (28/10).

"A precipitação deve seguir até o dia primeiro de novembro pelo estado de São Paulo, com intensidade forte, pois além dessa frente fria e outras áreas de instabilidade atuantes na região, entre os dias 30 de outubro e 01 de novembro passa outra frente fria no estado de São Paulo", explica a Climatempo.No Norte e Nordeste, a previsão também é de chuva para os Estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Segundo a Climatempo, a formação e permanência de um corredor de umidade na região favorecerá o desenvolvimento de nuvens bastante carregadas entre a segunda (24/10) e a quinta-feira (27/10) com volumes acumulados de até 100mm.

Fonte: Oeste Mania

Comunicar erro
Lassberg

Comentários

Pneu A