Odonto Top 728X90

Frio intenso, chance de neve, temporais e ciclone em SC

O início de novembro deve ser de baixas temperaturas, aponta previsão da Epagri/Ciram.

Por Rádio Onda Positiva em 25/10/2022 às 15:25:37

Foto: Divulgação/Internet

O mês de novembro deve ser marcado pela volta do frio intenso, chance de neve e chuva congelada em Santa Catarina, conforme a previsão da Epagri/Ciram. A previsão indica que os últimos dias de outubro, dias 30 e 31, serão com chuva e temporais localizados com granizo, devido à formação e deslocamento de uma frente fria no Sul do Brasil, associada a um ciclone extratropical na costa Sul do Brasil.


O órgão prevê que no Extremo Oeste e Oeste, os totais de chuva ficam mais elevados. Na sequência, uma massa de ar frio de origem polar avança pelo estado. A Epagri/Ciram indica que a massa de ar é intensa para a época do ano, declinado de forma acentuada as temperaturas a partir do último dia de outubro.

Chance de chuva congelada

A chance de chuva congelada e neve no Planalto Sul devido à umidade na virada de mês não está descartada.

O órgão explica que a condição atípica e não há registro histórico de neve na região Serrana no mês de novembro.

Entretanto, a Epagri explica que a previsibilidade dos modelos de previsão do tempo são menores para um período tão prolongado, diminuindo a confiabilidade, mas que será monitorado a intensidade do frio e a possibilidade de ocorrência de neve diariamente.

Último dia de outubro com frio em Itajaí

Itajaí e região devem registrar frio deve chegar a partir da segunda-feira (31), com temperaturas mínimas em torno de 10 a 13ºC. Na sequência, nos dias 2 e 3 de novembro, o ar mais frio e seco deixa o tempo estável, com temperatura próxima de 0°C e negativa e condição para formação de geada nas áreas altas do Extremo Oeste ao Planalto do estado.

Conforme a Epagri, a estação meteorológica de São Joaquim (rede do INMet), nos quase 40 anos de dados, o menor registro de temperatura, em meses de novembro, é de -1,5ºC em maio de 1992. Desde 1983, são 18 dias com registro de temperaturas abaixo de 3°C no município em novembro.

Fonte: Oeste Mania

Comunicar erro
Lassberg

Comentários

Pneu A