Odonto Top 728X90

SC tem 320 casos de varíola dos macacos e Ministério da Saúde amplia testagem

31 laboratórios fazem diagnóstico da doença no país.

Por Rádio Onda Positiva em 25/10/2022 às 15:24:11

Foto: Divulgação/Internet

Santa Catarina já conta com 320 casos de varíola dos macacos nesta segunda-feira (24). Além dos confirmados, outros 200 diagnósticos estão sendo investigados. Os números são da SES/SC (Secretaria do Estado da Saúde de Santa Catarina).

De acordo com a Agência Brasil, o Ministério da Saúde ampliou a testagem de varíola dos macacos (monkeypox) para todos os Lacens (laboratórios centrais de Saúde Pública) do Brasil. Os kits para os diagnósticos, produzidos pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), foram entregues na semana passada. Antes da ampliação, os exames eram realizados em 15 laboratórios designados pelo governo federal, agora são 31.

Dos 31 laboratórios de referência, 27 são Lacens dos estados, além dos laboratórios da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), da Fiocruz no Rio de Janeiro, da Fiocruz no Amazonas e do Instituto Evandro Chagas, sediado em Belém (PA).

No início de setembro, o Ministério da Saúde incluiu a varíola dos macacos na Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública nos serviços de saúde públicos e privados em todo o Brasil. Ou seja, todos os resultados de testes diagnósticos para detecção da monkeypox feitos por laboratórios precisam ser notificados ao Ministério da Saúde de forma imediata, em até 24 horas.

Para quem foi confirmado com a doença a recomendação do Ministério da Saúde é o isolamento até desaparecimento das crostas e a completa cicatrização da pele, sem a necessidade de um novo teste.

Dados em Santa Catarina

De acordo com a SES, em Santa Catarina há 320 casos confirmados da doença, 968 descartados, 133 prováveis e 200 em investigação.

Fonte: Oeste Mania

Comunicar erro
Lassberg

Comentários

Pneu A