Odonto Top 728X90

Aumento no consumo de água demanda por novos investimentos em Itapiranga

Estações de tratamento trabalharam no limite de capacidade no período de estiagem

Por Redação Onda Positiva em 21/06/2021 às 14:29:04

Foto: Marcos Herbert/Rádio Onda Positiva FM

Os trabalhos no setor de água de Itapiranga seguem em ritmo acelerado. A informação foi repassada pelo responsável da pasta, Osmar Mueller, em entrevista à Rádio Onda Positiva FM na última segunda-feira, 14.

Segundo ele, muitas dificuldades foram enfrentadas no primeiro trimestre do ano, principalmente com relação à estiagem que assolou a região. Ele ressaltou também o período de férias dos servidores e o aumento de consumo com a seca e o calor, típicos do início do ano, que demandaram maior empenho dos profissionais na solução de problemas para garantir água nas torneiras.

O desperdício do líquido também gera preocupação. As estações de tratamento trabalharam no limite de capacidade no período. Para Osmar, a população deve ter consciência e fazer uso racional, principalmente em períodos de seca, evitando a lavação de carros e calçadas, bem como não regar gramados e jardins com água tratada.

Redes de água demandam de manutenção constante

Uma das dificuldades encontradas é com a falta de materiais, como conexões de tubulação para consertos em pontos com vazamento. Alguns processos licitatórios abertos para compra de peças não tiveram ofertas por parte das empresas vendedoras. O setor também trabalha constantemente na limpeza de bombas e reservatórios.

Osmar Mueller relata que o aumento no consumo de água no município demanda novos investimentos, como a construção de uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA) para abastecer a cidade, bem como a criação de novos reservatórios. A nova Estação de Tratamento consta no plano de governo da atual administração municipal.

Ele cita que recentemente foi aberto um processo licitatório para instalação de um reservatório de 115 mil litros no Bairro das Flores e outro com a mesma capacidade, a ser instalado nas proximidades do Complexo Oktober, para abastecer as localidades de Laranjeira, Santa Fé Alta e arredores. A medida deverá melhorar e garantir o abastecimento de água para essas comunidades.

Usuários com contas em atraso devem regularizar situação

Desde o início da pandemia no ano passado, usuários com contas de água em atraso não tiveram o abastecimento suspenso por força de Lei. No entanto, Osmar alerta para que os devedores procurem o setor de água e regularizem sua situação.

Com o fim do prazo estipulado na Lei, a suspensão do fornecimento para inadimplentes voltará a ocorrer. Ele ressaltou que serão ofertadas condições de parcelamento dos débitos. Orienta ainda para que a população fique atenta as notificações impressas na própria conta de água.

Setor disponibiliza plantão para atendimento aos usuários

O setor de água do município de Itapiranga conta com telefones de plantão 24h para casos de emergência, como problemas na rede ou falta de abastecimento de água. Os usuários podem ligar para: (49) 3678-7739.

Ouça a entrevista abaixo (disponível também no Spotify)

Por Redação Onda Positiva

Fonte: Rádio Onda Positiva FM

Comunicar erro
Lassberg

Comentários

Pneu A