Odonto Top 728X90

Passarinhos raros e ameaçados de extinção são resgatados de traficantes em SC

Espécie habita apenas uma pequena região no interior do Rio Grande do Sul

Por Redação Onda Positiva em 05/11/2021 às 07:50:36

Foto: IMA/Divulgação

Uma operação em Rodeio, no Vale do Itajaí, resultou no resgate de 13 pássaros ameaçados de extinção. O Instituto do Meio Ambiente (IMA) chegou até o local após denúncia indicando o comércio dos cardeais-amarelos, o que é proibido. Para se ter uma ideia de quão raros são esses animais, a única população conhecida e monitorada no Brasil da espécie está no Parque Estadual do Espinilho, no Rio Grande do Sul.

O resgate ocorreu no dia 20 de outubro, mas só foi divulgado pelo governo do Estado na quarta-feira, 03. Conforme a nota enviada à imprensa, os cardeais-amarelos foram encaminhados ao Parque das Aves, em Foz do Iguaçu, no Paraná. Lá passaram por avaliação clínico sanitária e foram encaminhados a instituições que integram o trabalho de manejo de espécies ameaçadas.

As pessoas flagradas em posse das 13 aves podem responder pelo crime previsto no artigo 29 da Lei 9.605/1998, que estabelece de seis meses a um ano de prisão e multa para quem "matar, perseguir, caçar, apanhar, coletar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida".

Os cardeais-amarelos são muito visados pelo tráfico de fauna silvestre devido à beleza e canto melodioso. Foi isso, inclusive, que levou à drástica redução de espécie, que no Brasil é estimada em apenas 50 indivíduos, de acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Atualmente, a ave consta na lista de espécies da fauna brasileira ameaçadas de extinção na categoria "criticamente ameaçada", e é espécie alvo do Plano de Ação Nacional para Conservação das Aves dos Campos Sulinos.

Fonte: Diário Catarinense

Comunicar erro
Lassberg

Comentários

Pneu A